Organização não é o seu forte, mas agora está começando a prejudicar sua vida, como faltando a compromissos, ou esquecendo de coisas importantes, ou até mesmo não achando arquivos em seu pc?
Não sou nenhuma terapeuta ou formada em Graduação de Organização, mas eu te passo os meus segredinhos ;)
Compromissos:
Em geral para não esquecer de compromissos, ter um tempo entre um compromisso e outro para locomoção ou até mesmo para não marcar 2 compromissos no mesmo dia e mesmo horário, você precisa se programar melhor, e como fazer isso?
Agenda! a linda e amiga agenda!
Não esses papeizinhos jogados pela casa/ escritório, porque cá entre nós você não vai ler todos os papeizinhos tentando encontrar o dia certo, isso se marcou o dia do compromisso no papel!
Eu, como gosto de tecnologia, aposto na agenda do meu celular. Mas pode usar do seu tablet também, é bom que eles tem despertador, então além de organizado ele também te avisa dos compromissos! Além de ser fácil de usar!
Fácil do tipo: se você não usa porque não gosta, o que está fazendo com tecnologia na mão? É mais facil do que entrar no face (isso você faz direto né?)
Como a minha memória funciona com tudo que vejo (memoria fotográfica) então tudo o que eu escrevo eu também lembro, e é por isso que eu tenho agendas de papel também, mas não deixo a do celular desatualizada!!
Sempre deixe um espaço de tempo entre seus compromissos- locomoção ou pegar um ar mesmo- e jamais marque um compromisso sem verificar sua agenda!
Arquivos:
Já solucionamos o caso dos compromissos esquecidos, mas e arquivos perdidos no pc?
Primeiramente: todos os arquivos eu renomeio para uma palavra chave do que ele é, por exemplo: uma musica "cantor/ banda+ nome da musica", livro "autor+ nome do livro", foto de casa "fachada", "banheiro", "quintal", etc, pois se mesmo com a organização eu não achar o arquivo, posso pesquisar pela palavra chave- nome do arquivo e acha-lo facilmente.
Eu me organizo assim: no computador mesmo há as pastas padrões: downloads, musicas, videos, documentos, imagens e área de trabalho.
Em cada uma delas eu apenas deixo o que para ela é destinada (pasta de download, somente downloads, pasta musicas, apenas musicas, etc)
Mas a organização dentro delas? Como eu vou achar? Vamos fazer sub pastas!
Fotos: separe as fotos em álbuns por ano> eventos naquele ano> ordem cronológica das fotos
Um exemplo de como eu me organizo |
![]() |
Meu esquema em corel :P |
Músicas: banda> musicas da banda
ou para quem tem mais arquivos do que eu: banda> álbum/ano> musicas
Vídeos: dependendo de que tipo de arquivos em vídeos você tem em seu computador, por exemplo: aulas (de que), séries (temporada> episódios), filmes (de acordo com o gênero).
Documentos: no começo eu não sabia como organizar meus documentos, mas quando comecei a acumular documentos de tudo que era lugar, foi natural! Geralmente todos tem em seu pc:
Documentos> curriculum
> contratos >empresa
E assim por diante! Minha organização:
Área de trabalho: deixo na área de trabalho apenas os atalhos para programas!
Downloads: os downloads de todos os navegadores (meu principal é o Chrome, mas o max usa o Mozilla), é para esta pasta (apenas programas, arquivos de fotos, musicas etc, vão para suas pastas!)
Gostou da minha organização? Se te ajudei deixe seu comentário, se não te ajudei, entre em contato para poder melhor te ajudar e...:
Feche seus olhos
Escureça sua mente e
Aline C. Duarte
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário